Tuesday, August 26, 2008

Comunicado #2

O Memorial Bolo Kallikak e O Caos Ashram: Uma Proposta

Alimentando uma obsessão por trailers Airstream - aqueles clássicos dirigíveis em miniatura sobre rodas - e também pela região de Pine Barrens em Nova Jersey, por suas infindáveis vastidões desertas de riachos arenosos e pinheiros negros, brejos de groselhas silvestres e cidades fantasmas, população em torno de catorze pessoas por milha quadrada, estradas não pavimentadas onde samambaias crescem sem controle, cabanas de pinho e casas sobre rodas, enferrujadas e isoladas, com carros enguiçados no quintal da frente.

Terra dos míticos Kallikaks - famílias da região estudadas pelos eugenistas na década de 1920 para justificar a campanha de esterilização dos pobres da área rural. Alguns Kallikaks fizeram bons casamentos, prosperaram e tornaram-se burgueses, graças aos bons genes - outros, no entanto, nunca tiveram emprego de verdade e viviam dos bosques - incestos, sodomia, deficiências mentais abundantes - fotografias retocadas para fazê-los parecer absortos e morosos - descendentes de índios vagabundos, mercenários de Hesse, ladrões pés-de-chinelo, desertores - degenerados lovecraftianos.

Pensando bem, os Kallikaks talvez tenham produzido alguns seguidores do Caos, percursores do sexo radical, profetas do Trabalho-Zero. Como outras paisagens monótonas (desertos, mares, pântanos), a região de Pine Barrens parece estar imbuída de um poder erótico - que não é nem viril nem orgiástica, mas que transmite uma desordem lânguida, quase um desmazelo da Natureza, como se aquele solo e aquela água fossem feitos de carne sensual, membranas, tecidos esponjosos eréteis. Queremos acampar neste lugar, talvez numa cabana de pesca e caça abandonada com um velho fogão de lenha e banheiro externo - ou em decadentes cabanas de férias em alguma estrada secundária fora de uso - ou simplesmente num lugar onde podemos estacionar dois ou três Airstreams escondidos por detrás dos pinheiros e Perto de um poço grande o suficiente para nadar. Será que os kallikaks estavam por dentro de algo bom? Vamos descobri.

em algum lugar, garotos sonham que extraterrestres virão resgatá-los de suas famílias, talvez desintegrando seus pais com um tipo de raio alienígena. Então, bem... Trama de Seqüestro do Pirata Espacial é Descoberta - ``Alienígena'' Desmascarado é Poeta Homossexual Xiita Fanático - OVNIs avistados sobre Pine Barrens - ``Garotos Perdidos Deixarão a Terra'', afirma Hakim Bey, o Assim Chamado Profeta do Caos.

garotos fugitivos, bagunça e desordem, êxtase e Indolência, nadar nus, infância como insurreição permanente - coleções de sapos, lesmas, folhas - mijar da lua - 11, 12, 13 - crescidos o suficiente para tomar as rédeas da própria história da mão dos pais, da escola, da previdência social, da TV - Venham viver conosco no Pine Barrens - nós cultivaremos um tipo local de beberagem para financiar nossa luxúria e contemplação da alquimia do verão - e além disso não produziremos nada a não ser artefatos de Terrorismo-Poético e recordações de nossos prazeres.

dar voltas sem destino na velha picape, pescar e coletar alimentos, deitar na sombra lendo quadrinhos e comendo uvas - essa é a nossa Economia. A realidade das coisas quando libertas da Lei, cada molécula uma orquídea, cada átomo uma pérola para a consciência alerta - esse é nosso culto. O Airstream tem tapetes persa em todas suas paredes, a grama está cheia de ervas satisfeitas.

a casa na árvore torna-se uma nave espacial na nudez de julho e à meia-noite, semi-aberta às estrelas, aquecidas por um suor epicuriano, apressada e depois tranqüilizada pela respiração dos pinheirais.

(Caro Diário de Bordo Bolo: Você pediu uma utopia prática e possível - aqui está ela, não apenas uma fantasia pós-holocausto, nada de castelos da lua de Júpiter - um esquema que poderíamos adotar amanhã - a não ser pelo fato de que todos os seus aspectos violam certas leias, revelam alguns dos tabus absolutos da sociedade norte-americana, ameaçam a própria trama social etc. etc. etc. Azar. Esse é nosso desejo verdadeiro e para realizá-lo precisamos contemplar não apenas uma vida de arte pura, mas também o crime puro, a insurreição pura. Amém.)

(Nossos agradecimentos a Grim Reaper e a outros membros do Templo Si Fan da Divina Providência em prol de YALU, GANO, SILA e suas idéias.)

No comments: